Um dos países de menor potencial turístico no continente, o Paraguai é a capital do futebol sul-americano. É aí que está localizada a sede da Conmebol, organização máxima da região, onde dirigentes dos dez países filiados se reúnem e são tomadas decisões sobre campeonatos.
É também no país que se realiza anualmente o sorteio dos grupos para a Copa Libertadores. Nesta quarta-feira, a partir das 19h (de Brasília), serão conhecidas as chaves da edição de 2008. O evento será acompanhado em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM e transmitido ao vivo pelo SporTV.
A Conmebol é o primeiro edifício visto por qualquer pessoa que desembarque no aeroporto de Assunção, já que está a apenas 1,5 mil metros, na estrada para a capital e ainda no município de Luque. E, saindo do aeroporto de ônibus ou táxi, é possível ver o contraste entre os transportes antigos do país e o prédio moderno da confederação. Moderno, mas sem mania de grandeza.
O edifício de 4 mil metros quadrados tem 25 funcionários e seis andares com aspecto de escritório. A única exceção é a sala do presidente Nicolás Leoz, espaçosa e decorada com várias homenagens e taças, entre elas a original da Copa América.
Na entrada do prédio, percebe-se o marketing feito pelo São Paulo. Em meio a placas de todas as confederações nacionais e seis clubes argentinos está uma do Tricolor do Morumbi, em homenagem à inauguração da sede, em janeiro de 1998. É o único brasileiro presente.
Por que no Paraguai?
A sede atual é de 1998, mas a Conmebol foi fundada bem antes, em 1916 - é a mais antiga das confederações. Ela surgiu de uma reunião em Buenos Aires e teve seu primeiro escritório em Montevidéu. Até 1990, houve um rodízio de sedes. Nesse ano, já com o paraguaio Nicolás Leoz na presidência, a Conmebol estabeceu-se em Assunção. A justificativa foi de que a cidade está no centro geográfico do continente.
19/12/2007
Paraguai vira o centro das atenções
Postado por Guilherme Lino às 17:53:00
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário