24/10/2007


Luxa pede apoio dos torcedores no sábado, na Vila

Treinador quer santistas empurrando o time, como acontece com rivais

A partida contra o Goiás, sábado, ganhou ares decisivos. O Santos tem apenas um ponto de vantagem sobre o quinto colocado,o Grêmio. E Vanderlei Luxemburgo pediu Vila lotada e que a torcida santista se espelhe no Flamengo.

– Chegou a hora de o verdadeiro torcedor santista abraçar nossa equipe e jogar com ela. Temos de fazer da Vila Belmiro um verdadeiro caldeirão – afirma o treinador, recorrendo a um pedido já comum entre jogadores e técnicos.

Mas, se o Peixe quisesse estádio lotado, a melhor opção seria mandar jogos em São Paulo.

Em nenhuma partida do atual Campeonato Brasileiro o Santos lotou seu estádio. Em casa, a equipe tem a 18° média de público do torneio, à frente apenas de Paraná e Juventude. São 7.996 a cada rodada no Alçapão da Baixada.

– Equipes que estão lutando contra o rebaixamento levam 30 mil ou 40 mil pessoas – constata Vanderlei Luxemburgo.

À exceção dos clássicos (jogos em que duas torcidas comparecem), o Santos realizou seis confrontos na capital em 2007. Com média de público de 29.575.

Pode se alegar que a conta inclui o mata-mata do Paulistão. Mas o que dizer da inofensiva partida diante do Rio Claro, no Parque Antarctica? Foram 13.853 torcedores alvinegros. E, no ano passado, contra o Juventus, debaixo de tempestade? Pelas bilheterias do Pacaembu passaram 34.514 pessoas. É um jogo que o próprio Vanderlei Luxemburgo já citou várias vezes como exemplo de poder de incentivo que tem a torcida alvinegra.

A melhor marca na Vila, no atual Brasileirão, foi na partida diante do Palmeiras: 15.978 pagantes.

– O torcedor sempre nos apoiou em casa. Não vai ser agora que vai nos abandonar – afirma Vítor Júnior, titular nas duas últimas rodadas, atuando na vaga de Pedrinho.

0 comentários: